Novidades nos Pneus de Motociclismo Aprovadíssimas

Novidades nos Pneus de Motociclismo Aprovadíssimas
5 (100%) 1 vote

Novidades nos pneusNovidades nos pneus dianteiros para a modalidade de motociclismo são referidas no site Andar de Moto Andar de Moto. A novidade terá sido introduzida pela Dunlop durante a temporada do Campeonato Mundial de Motociclismo FIM na categoria de Moto2 que colocou à disposição dos pilotos na MotorLand Aragón a nova opção “Soft 2″ para o pneu dianteiro.

Acolhimento positivo às novidades nos pneus dianteiros: uma evolução na construção

Os novos pneus dianteiros e traseiros receberam em Misano um acolhimento francamente positivo – o que serviu para repetir na nova corrida disputada em Espanha em que as duas opções dianteiras à disposição dos pilotos têm construções de nova geração.

As novidades nos pneus foi, com diferentes chassis e pilotos, testada em Jerez, Valência, Almeria, Paul Ricard, Brno, Mugello e Catalunha e, de facto, o “Soft 2″ apresenta mesmo – de acordo com especialistas – uma evolução na construção mesmo recorrendo ao composto idêntico do seu antecessor.

A exigências de pneus dianteiros fortes deve-se às zonas de travagem rígidas do circuito espanhol  que conta com 5 km de comprimento e com várias curvas rápidas e lentas – além das mudanças de elevação. Refira-se que a aderência do pneu traseiro é variável de acordo com as temperaturas da pista, razão pela qual a Dunlop fornece a mesma especificação do pneu 997.

Este tipo de pneu foi seleccionado pela maioria das equipas no ano passado, assim como bem como a novidade de pneus na variante 9855, uma opção de composto médio de 2013, utilizada com igual êxito no circuito de Aragón.

Pilotos de Moto3 com as mesmas opções no circuito de Misano: pneus de composto médio são reis

A estrutura é o que mais conta para os pilotos que tendem a acreditar que a rigidez do composto, o composto médio, é o mais importante. Refira-se que em Misano o piloto Tito Rabat reduziu 0,2 segundos por volta ao seu tempo médio de corrida, em 2013, porque utilizou os pneus que contam com o mesmo composto mas com uma construção diferente. O pneu parecia três pontos passos mais macio: novidades nos pneus fazem a diferença.

Conforme declarações de Clinton Howe, o Gestor de Operações do Grande Prémio de Motocicletas, “Na Dunlop estamos muito contentes com a boa recepção dos pilotos em Misano às novas especificações para 2015. Como sempre, precisávamos de um ambiente de corrida para confirmar a direcção que devemos seguir nos desenvolvimentos futuros em Moto2 em função da evolução da maquinaria e dos pneus. Tanto o novo pneu dianteiro como traseiro alcançaram bons resultados em pista, pelo que conseguimos recolher informação valiosa para referência futura.”

“No circuito de Aragón vamos poder ver outras das novas especificações para o pneu dianteiro propostas para 2015, utilizando um desenho multi-banda, com um composto macio nas laterais e um composto mais rígido no centro. O novo pneu com composto dianteiro (1) será a opção mais macia disponível este ano e far-se-á acompanhar pelo novo composto dianteiro (2) que já foi utilizado na corrida anterior no circuito de Misano. Os compostos traseiros terão as mesmas opções utilizadas na última corrida em Silverstone; ambos apresentam um excelente intervalo operacional em múltiplas temperaturas.”

Mais informação sobre pneus de motociclismo podem ser encontradas neste site.

Fonte da imagem

Autor: olinda de freitas

Produtora de conteúdos textuais freelancer. Com paixão e alhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *