Desportos Motorizados: Furor no Circuito de Atalhada

Desportos Motorizados: Furor no Circuito de Atalhada
5 (100%) 1 vote

desportos motorizadosOs desportos motorizados podem ser motivo de atracção turística – exemplo disso é o Circuito da Atalhada, uma iniciativa da Câmara Municipal de Penacova que pretende através de uma pista de autocross e kartcross chamar visitantes ao Concelho. Esta é uma informação avançada pelo site RTP.

Dar vida à Serra da Atalhada é o principal propósito do grande investimento de Penacova nos desportos motorizados

Com um grande investimento que está a decorrer em duas fases, um agora e outro no próximo ano, no Circuito da Atalhada uma pista de autocross e outra de kartcross vão ter o custo de, mais coisa menos coisa, 130 mil euros. Conforme refere o presidente da autarquia, “Numa primeira fase do projecto, que deverá ficar concluída dentro de dois meses, foram investidos perto de 130 mil euros. A outra fase dos investimentos ficará para 2015”.

Aproveitando a pista de terra batida já existente e dar-lhe uma outra dimensão para os desportos motorizados, melhorando-lhe as estruturas de apoio, é uma ideia para atracção de turistas e de receitas para o Conselho. Trata-se, bem visto, de dar vida à Serra da Atalhada. “A pista tinha sido construída por iniciativa do município há alguns anos, mas estava completamente abandonada e sem qualquer utilização. De há dois anos a esta parte começamos a olhar para aquela infra-estrutura como um espaço de potencial utilização, promoção e de estratégia para trazer pessoas a Penacova”.

Circuito de atalhada, além, de toda a parte técnica, contará com um bar – uma outra forma de atrair gente para a região

O investimento nos desportos motorizados em Penacova não está a centrar-se apenas na parte técnica do circuito mas também no lazer de participantes e visitantes. De acordo com o autarca, “No edifício de apoio à pista funcionará um bar, sendo aqui que estará localizada toda a parte técnica das provas. Ainda há aspectos a melhorar, mas estamos convictos de que com este investimento poderemos trazer mais gente de fora a Penacova”, alegou.

E não é só: para além dos desportos motorizados, e das respectivas provas, haverá ainda espaço para outros projectos complementares, nomeadamente um centro de BTT. Recorde-se que o Circuito de Atalhada cobre uma área de sensivelmente dez hectares em uma pista com perímetro de 1,1 km com uma largura média do traçado de cerca de 14 metros.

Planos futuros abarcam a intenção de parceria para que a pista se transforme em rallycross com homologação internacional do Circuito da Atalhada. A ideia é mesmo torná-la apta para competições de carácter europeu e mundial.

E a par dos desportos motorizados, em um espaço adjacente, há também a pretensão de requalificar os moinhos da Atalhada, mais planos para fazer crescer o turismo da região: “Queremos tornar todo o espaço mais agradável e com outra amplitude, dando apoio também a restaurantes ou para alojamento”.

Saiba tudo sobre o Circuito da Atalhada no portal do município de Penacova.

Autor: olinda de freitas

Produtora de conteúdos textuais freelancer. Com paixão e alhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *